COMO FOI: Participação da Fecontesc no VI Seminário de de Responsabilidade Social

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Na última segunda-feira (24/8), ocorreu virtualmente o VI Seminário de Responsabilidade Social – Uma atitude de valor catarinense. O objetivo foi promover a 10ª Edição da Certificação de Responsabilidade Social – Troféu Destaque SC e dialogar sobre os impactos de uma gestão socialmente responsável nas atividades sociais, econômicas e ambientais das organizações catarinenses. A organização foi da Comissão Mista 2020, da qual a Fecontesc faz parte com a participação do presidente Itelvino Schinaider e da Diretora de Ações Sociais, Gabriele Gil Gomes.
Transmitido pelo Facebook da Escola do Legislativo e compartilhado no Facebook da Fecontesc, o vídeo com todo o Seminário na íntegra pode ser visto AQUI. (clique aqui)
A primeira fala foi da coordenadora da Comissão Mista, Ana Carolina Rocha (Fecomércio), que fez uma apresentação sobre “Balanço Social: sua importância, a transparência e a relação estabelecida com a sociedade”.  O representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina (OAB-SC), Rafael Ramos Rodolfo, apresentou o Edital 2020, falou do regramento para esta 10ª edição e mostrou as principais alterações em relação ao ano anterior. 
Em seguida foi a vez da palestra com a diretora da Fecontesc, contadora Gabriele Gil Gomes, que ressaltou os aspectos técnicos e qual o papel do Balanço como instrumento de gestão. “A publicação de um Balanço Socioambiental resume as ações das empresas ou entidades nos cuidados com os funcionários e com o entorno. Neste momento de pandemia, pudemos perceber como a política de responsabilidade socioambiental foi ressaltada e valorizada ainda mais”, comentou Gabriele.
A vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Raquel de Cássia Souza Souto, continuou no tema, mostrando os modelos que podem ser seguidos e detalhando como o Balanço pode ser montado.
Para abordar  “A cultura da Responsabilidade Social junto à sociedade”, a representante da Fiesc, Andressa Mongruel Vicenzi, fez uma apresentação de como o tema vem sendo trabalhado nas empresas, nas políticas públicas e como os investimentos também baseiam-se em indicadores socioambientais.
Por fim, foi feita uma roda de conversa com esclarecimentos às dúvidas dos participantes.

PARA SABER MAIS:

A Certificação de Responsabilidade Social e a Premiação Troféu Destaque-SC foram instituídas com base na Lei Estadual 12.918/04 e visam reconhecer e destacar as empresas e entidades catarinenses, que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, além de promover o bem-estar da sociedade catarinense.

As inscrições para a edição deste ano devem ser feitas até 25 de setembro pelo site: : http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/

COMISSÃO MISTA DE CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Com foco nesta meta, representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil catarinense participam da Comissão Mista 2020, que é a responsável pelas deliberações técnicas e pela organização do evento anual. Integram a Comissão Mista de Responsabilidade Social neste ano, além da ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, BADESC – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, CRC/SC – Conselho Regional de Contabilidade, FECAM – Federação Catarinense de Municípios, FECOMÉRCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina, FECONTESC – Federação dos Contabilistas de Santa Catarina, FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina SEBRAE –SC Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,e SDE – Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável

MAIS INFORMAÇÕES: COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Telefone: (48) 3221.2919 – E-mail: rsocial@alesc.sc.gov.br

Deixe um comentário