12/04/2018

FECONTESC participa de Aula Magna na Unisul de Araranguá

FECONTESC participa de Aula Magna na Unisul de Araranguá


Debate abordou a visão promissora e motivadora da profissão contábil

 

Com o objetivo de integrar os alunos com a comunidade externa, nesta terça-feira, 10/4, a Unisul de Araranguá realizou uma mesa de debates com a Aula Magna alusiva ao profissional da contabilidade que o curso de Ciências Contábeis promoveu junto às entidades de classe: “Profissão contábil, uma visão promissora e motivadora’’.

Além da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (FECONTESC), participaram representantes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (SESCON/SC), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e Sindicato dos Contabilistas do Vale de Araranguá (SINDICONT).

O Projeto Pedagógico do curso de Ciência Contábeis propõe diversos ambientes de aprendizagem que proporcionem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, conforme apontou a coordenadora operacional da Unidade de Araranguá, Araceli Farias de Oliveira, de modo que “o evento tem como objetivo integrar os acadêmicos com a comunidade externa e as entidades de classe que regem a profissão, oportunizando que momentos assim desenvolva, no meio acadêmico, o profissional que será também um ente social, não apenas técnico”.

O presidente da FECONTESC, Itelvino Schinaider, destacou a importância deste tipo de iniciativa, que permite aos acadêmicos estreitarem os laços com as entidades profissionais. “Ficamos muito felizes em poder participar, e nesta oportunidade transmitir o papel do sistema FECONTESC/SINDICONTs, que atua diretamente junto aos profissionais da contabilidade. Nosso objetivo maior é defender os interesses da categoria, promover a capacitação profissional e o desenvolvimento desses profissionais”, reforçou Schinaider.

A vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, Rubia Albers Magalhães, falou sobre o mercado de trabalho, perspectivas em relação ao salário e o que cada aluno pode esperar da profissão. “Explanei como eles podem ocupar seus espaços nesta fantástica profissão, com possibilidades de mercado tão maravilhosas”, frisou Rúbia.

Já o presidente do SINDICONT, Laênio Mota Oliveira, parabenizando a Unisul, observou que “o debate é uma oportunidade para apresentar aos futuros profissionais nossas experiências e anseios”.

“Ao trazer as entidades contábeis para que os acadêmicos possam dirimir suas dúvidas, os alunos podem perceber essa aproximação das entidades com o curso. O que é de suma importância para o futuro profissional, fazendo com que ele entenda como está o mercado de trabalho para a profissão”, enfatizou o professor Édio Silveira, conselheiro do CRCSC.

 Para a acadêmica de Ciências Contábeis, Mariane D’Ávila da Silva, o encontro foi bastante produtivo. “Muitas vezes, nós, enquanto estudantes não nos damos conta dessas inúmeras possibilidades oferecidas pela profissão que escolhemos. Todos os debatedores reforçaram que é preciso que cada um de nós saia de sua zona de conforto, para buscar mais, ir além, até alcançar o que queremos”, apontou Mariane.


O debate levou em conta que o campo de atuação do profissional contábil se amplia a cada dia junto às empresas públicas, privadas ou do terceiro setor. O formado exerce diversas atividades, como: planejador tributário, analista financeiro, auditor interno, gerente de custos, contador gerencial e controller. Além de poder atuar como autônomo, consultor e, ainda, no ensino e na pesquisa.