Assembleia e plenária da Fecontesc

A Federação dos Contabilistas de Santa Catarina fecha 2016 com vários avanços para comemorar. O saldo positivo ficou evidente no balanço feito durante a último encontro deste ano, realizado dia 25 de novembro, em Itajaí, que teve como anfitrião o Sindicont Itajaí e contou com o apoio do Sindicato do Comércio Atacadista de Itajaí (Sincadi); Qualicorp e Associação de Distribuidores e Atacadistas (Adac).

Como nas demais reuniões promovidas no decorrer do ano, a de Itajaí debateu temas fundamentais para o bom exercício da profissão, ao mesmo tempo em que abriu espaço para a prática da responsabilidade social e para a integração e confraternização dos representantes das entidades contábeis e de suas famílias.

Projeto Social Fecontesc/Sindiconts – Foram entregues mais de 2 mil itens, entre materiais didáticos, brinquedos e produtos de higiene e limpeza, para o Centro de Intervenção e Estimulação Precoce Vovó Biquinha, com sede em Itajaí. Para a diretora da entidade filantrópica, Juliana Kael, a doação não poderia ter chegado em melhor hora: “Por conta dos problemas que afetam a economia do país, todos sabemos que este foi um ano difícil”, observou. “Parte do material que estamos recebendo hoje já será usado neste ano. O restante vai permitir um início de 2017 mais tranquilo, pois temos agora um aporte para iniciarmos o trabalho no ano letivo”.

Doação de Sangue – Desde que foi deflagrada no segundo semestre de 2015, a campanha para incentivar a doação de sangue entre os profissionais da contabilidade ganhou adesões em todas as regiões do Estado. Sob a coordenação dos Sindiconts e Fecontesc, foram doadas mais de 300 bolsas de sangue, conforme levantamento apresentado na reunião de Itajaí. Vale lembrar que o Sistema Fecontesc/Sindiconts faz parte do programa Empresa Solidária do Hemosc.

 FIA  – Foi firmado uma parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) para a divulgação de uma campanha unificada em prol de doações ao Fundo da Criança e Adolescente (FIA), numa ação que contará com a participação da Federação e dos 23 Sindiconts.

Fóruns técnicos – Os encontros da Fecontesc têm se pautado por  apresentações técnicas, trazendo para o encontro representantes de órgãos públicos e de entidades empresariais para sanar dúvidas e atualizar os participantes sobre as mudanças na legislação. Desta vez, o tema abordado foi Automação Comercial, a cargo dos auditores integrantes do Grupo Especialista em Automação Comercial (GESAC), Sérgio Dias Pinetti, Felipe Letsch e Rogério de Melo Macedo da Silva.

Contribuição Sindical – Foi aprovado para o próximo ano o valor indicativo de R$ 236,40, que deverá ser debatido e referendado em assembleia a ser convocada por cada Sindicont.

Parceria – Durante o encontro da Fecontesc, em Itajaí, a Fecomércio, representada pelo gerente Sindical da Fecomércio, Rafael Arruda, fez a entrega de notebooks aos sindicatos de São Miguel do Oeste, Tubarão, Brusque, Concórdia, Videira, Itajaí, Caçador e Florianópolis, que apresentaram os melhores índices de desempenho na Campanha desenvolvida em 2016 visando a conscientização sobre a importância da contribuição sindical.

Sob a coordenação da Fecontesc, e em conjunto com o CRCSC e os Sescons Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis, a campanha buscou mostrar o quanto o valor arrecadado é fundamental para a manutenção do trabalho desenvolvido por Sindicatos e Federações na defesa dos interesses das categorias que representam.

 Contesc – Foi apresentado o logo oficial da Convenção, marcada para os dias 20 a 22 de setembro de 2017.

 Esportes –  Jaraguá do Sul foi a cidade escolhida para sediar os primeiros Jogos dos Contabilistas de SC (Jocontesc), que acontecerá dias 16 e 17 de junho de 2017 e contará com as seguintes modalidade: suíço master; bocha (livre); tênis de quadra (livre); tênis de mesa (livre); canastra (livre); truco (livre) e bolão (livre).

 Também ficou definido que a sexta edição dos Jogos dos Contabilistas Brasileiros (Jocobras) será realizada de 31 de maio a 2 de junho de 2018, também na cidade de Jaraguá do Sul, com disputas nas seguintes categorias: bocha (livre); bolão (livre); canastra (livre); truco (livre); futebol suíço (entre 35 a 49 anos); futebol suíço (a partir dos 50 anos); futsal; voleibol quadra (feminino); voleibol de praia (masculino e feminino); tênis de quadra (livre) e tênis de mesa  (livre). Também está prevista uma corrida rústica (masculino e feminino), de 5 quilômetros.

Calendário – As reuniões da Fecontesc em 2017 acontecerão nas cidades de Araranguá (março); Florianópolis (julho – comemoração dos 40 anos da Fecontesc); Balneário Camboriú (setembro – eleição da próxima diretoria da entidade) e Blumenau (novembro).

Homenagem – O presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, homenageou o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Itajaí (Sincadi), Amarildo José da Silva, entregando uma réplica de locomotiva – o símbolo da atual gestão.

Palestra – Ao final da reunião da Fecontesc, o professor Marlos Vander, fundador e diretor da Universidade do Saber, ministrou a palestra “EU”, reforçando os laços afetivos e familiares entre os participantes. “Sempre trabalhamos para fortalecer e estreitar os vínculos dos profissionais com seus colegas e sua família, pois acreditamos que só podemos encontrar o verdadeiro equilíbrio quando estamos em harmonia com as pessoas ao nosso redor”, explicou o presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda.

Comemoração – Para comemorar o balanço positivo de 2016, os participantes fizeram um brinde com espumante. A garrafa foi aberta pela técnica Sabrage – um ritual de origem francesa que  tem suas origens no século XVIII, quando Napoleão Bonaparte comemorava com seus soldados as batalhas vencidas.

 Confraternização – À noite, aconteceu um jantar de confraternização na sede do Itamirim Clube de Campo (Bistrô), com a entrega do Troféu Rudolpho Below ao contador Osmar Rogge. Também foram homenageados profissionais pelo tempo de atividade na área contábil (20, 30, 35 e 40 anos).

Galeria de Imagens