Fecontesc divulga lançamento da Certificação e Troféu Responsabilidade Social durante live

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A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e organizações parceiras lançaram na segunda-feira (6/7) o edital da 10ª edição da Certificação e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. A iniciativa reconhece empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. A inscrição é gratuita, eletrônica e ficará disponível até o dia 25 de setembro no site responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br.

A Fecontesc promoveu uma live também no dia 6 de julho sobre o tema para que os profissionais de Contabilidade pudessem detalhar mais as informações e saber como participar e motivar seus clientes a formular e inscrever os Balanços Socioambientais. O presidente Itelvino Schinaider e a diretora Gabriele Gil Gomes apresentaram o edital e como funciona a Comissão Mista da Certificação de Responsabilidade Social do qual fazem parte. A presidente da Comissão, Ana Carolina Rocha, representante da Fecomércio/SC, também participou da Live. 

CONFIRA A LIVE NA ÍNTEGRA AQUI – no Facebook

Ana Carolina explicou que podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2019. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque.

“Para este edital, foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo das candidatas na categoria micro e pequena empresa, considerando suas particularidades. Espera-se, com isso, aumentar a adesão de um segmento que se mostrou inexpressivo nas edições anteriores. Além disso, a clareza e a publicização (divulgação) do balanço social apresentado pelas organizações candidatas ganhou mais destaque no Edital 2020”, destacou a presidente.

Outra alteração, anunciada pela presidente da Comissão Mista, é a redução no período de consulta pública dos editais de balanços, que foi reduzido de 20 para dez dias. Ana Carolina Rocha acrescentou que todo processo será online devido à pandemia da Covid-19.

Participação
Em 2019, a comissão recebeu 184 inscrições e certificou 85 empresas privadas, empresas públicas e entidades cujo balanço social atendeu aos critérios previstos no edital. Foram premiadas com troféu quatro empresas e duas organizações do terceiro setor que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos.

Comissão mista
Junto à Assembleia Legislativa, outras 10 entidades compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social: Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Conselho Regional de Contabilidade, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), OAB-SC e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Cronograma da 10ª edição da certificação:

  • INSCRIÇÕES:      6 de julho a 25 de setembro
  • CONSULTA PÚBLICA:       26 de setembro a 5 de outubro
  • DEVOLUTIVA AOS INSCRITOS: 20 de outubro
  • RECURSOS:       21 de outubro a 25 de outubro
  • RESULTADO FINAL:        24 de novembro
  • PREMIAÇÃO:      7 de dezembro

Mais informações no site da Certificação de Responsabilidade Social.

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