Já realizou todas as conferências e está pronto para demonstrar o seu Lalur e o Lacs?

Se ainda tem dúvidas, uma ótima oportunidade para saná-las é o curso que será ministrado na próxima segunda-feira, na sede do CRCSC, pela contadora JulIana Maurília Martins.

LEIA artigo dela sobre este assunto:

Estamos chegando ao final de mais um ano. Isso significa que, para aqueles clientes tributados pelo Lucro Real Anual, é o momento de encerrarmos a apuração do Imposto de Renda e da
Contribuição sobre o Lucro Líquido, adicionarmos eventual ajuste de Preço de Transferência, calcular Juros sobre o Capital Próprio e verificar a possibilidade de realizar Doações para Projetos Específicos para gozo de Incentivos Fiscais de Imposto de Renda, dentre tantos outros ajustes que devemos estar atentos.

Além disso, é chegada a hora de nos prepararmos para 2019, tanto no que diz respeito a escolha do regime tributário (Lucro Real Anual, Lucro Real Trimestral, Lucro Presumido, Simples Nacional) como no que se refere a questões mais específicas, a exemplo da escolha de tributar variações monetárias cambiais por caixa ou competência, e a análise de suas consequências no fluxo de caixa e nos controles operacionais decorrentes de cada uma dessas opções.

Portanto, é importante revisar os procedimentos adotados ao longo do ano, e ajustar o que for necessário para começar 2019 com o pé direito.

No que tange ao lucro real, é de suma importância que se verifique todos os ajustes de adições e exclusões realizados ao longo de 2018, e todos os saldos que demandavam controles em Subcontas ou na Parte B do Lalur e do Lacs, uma vez que o Livro Diário é entregue por meio da ECD até o final de maio de 2019, e o Lalur e o Lacs, por meio da ECF, até julho de 2019, e  apresentam uma correlação com os lançamentos contábeis que deverão ser adicionados e/ou excluídos para fins de apuração do Lucro Real.

Desta forma, a correlação entre o que é contabilizado de acordo com o IFRS, e o que é aceito pelo Fisco para fins de apuração do IRPJ e CSLL, vai muito além de mero controle em planilhas de excel, pois envolve todo um controle ao longo do ano, que se materializa na ECD (para fins contábeis) e na ECF (para fins fiscais) no ano seguinte ao da contabilização / apuração.

Portanto, não deixe para 2019 uma revisão que você pode fazer ainda este ano!

Saiba Mais

Curso – Apuração pelo Lucro Real, Controles Contábeis em Subcontas e Controles na Parte B do Lalur e do Lacs.

Quando: 10 de dezembro, segunda-feira

Onde:  Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis

Horário: das 8h30min às 12 horas e das 13 horas às 17:30min

Realização: Sindicato dos Contabilistas da Grande Florianópolis, em parceria com Sincofaz, Fecontesc e CRCSC.

Instrutora: Juliana Maurília Martins –contadora e consultora nas áreas contábil e tributária, é formada pela UFSC, com MBA em
Planejamento Tributário pela UCAM. Palestrante desde 2011 no Projeto Educação Continuada, promovido pelo CRCSC em parceria com as demais entidades contábeis de Santa Catarina. Convidada como palestrante pelo Conselho Federal de Contabilidade para ministrar workshop para os Conselheiros da entidade, foi moderadora do
Painel da Lei nº 12.973/14 na XXIX CONTESC. Professora convidada de
diversas instituições de Pós-Graduação.

Informações: telefone 48 3024 0113 ou e-mail para cursos@fecontesc.cnt.br

Valor do investimento e  conteúdo programático.